Autora: Clara Araujo Lima
Publicação: Editora FUMARC- Belo Horizonte, 2010. Televendas: (31) 3273-8618. Contato com a autora para palestras, projetos e bate-papo sobre leitura, música e poesia: contato@kairos.pro.br ou (34) 3821-0528.
Segundo Adriana Falcão, em Dicionário de palavras ao vento, “As gramáticas classificam as palavras em substantivo, adjetivo, verbo, advérbio, conjunção, pronome, numeral, artigo e preposição. Os poetas classificam as palavras pela alma porque gostam de brincar com elas e para brincar com elas é preciso ter intimidade primeiro.”
Clara Lima, portanto, ainda que tão jovem(13 anos!), é uma autêntica poeta. Brinca com as palavras: “Como se elas fossem pequenas pessoas”. Tem-lhes intimidade: “Eu vivo com as palavras”. Alimenta-se delas: “E nas palavras me sustento”. Eterniza-se por meio delas: “Mas minhas palavras não morrem”.
Este livro apresenta uma poetisa madura, leitora e escritora do mundo e da vida. Uma jovem sonhadora e concomitantemente engajada no seu tempo é o eu lírico dos poemas que revelam a realidade com lentes sensíveis e minuciosas. E nós, leitores, descortinamos, nas palavras tão cheias de alma, Clara. E encantamo-nos com ambas: Clara e suas palavras. “Clara é a beleza”.
Profetisa e poetisa, assim vejo Clara. Prontidão para anunciar e celebrar, por palavras, o bom e o belo da vida. Prontidão para denunciar o que na vida precisa ser mudado por faltar ainda a beleza.
A você, caro leitor, sugiro beber dessa fonte, degustar esse paladar de palavras e conhecer essa poeta-menina que, nesse livro, abre-lhe um universo sublime. Boa leitura! Saboreie cada verso! E alegre-se, porque, pelo andar dos acontecimentos, essa coletânea é só o começo de uma promissora trajetória… Afinal, quem se alimenta de palavras precisa subsistir.
Jane Dias Teixeira, professora de Literatura e Português.